domingo, 28 de agosto de 2011

A Jornada–Se tá com pressa nem lê, é longo mas vale a pena ;)

1. A NOTICIA.

Estou a toa na vida, cês tão sabendo da minha situação, desempregada, falida, fodida e mal paga. E procurando um emprego porque não tá fassil a coisa viu.

Fora a parte do desemprego, tem a parte do estudo que ta pior ainda, emprego cê consegue, estudar não. To técnica, mas não quero continuar técnica a vida inteira porque para mim ser técnica é o mesmo que nada. Mas tá né, me inscrevi para o prouni, mas sabe como é né, a minha nota do ENEM foi a pior do século, porque foi o mais chatozzZZZZZzzzSonozzzzz, isso que eu já fiz essa maldita prova todos os anos desde 2006, deveria estar dominando, mas num tô e tenho que me contentar com a minha nota muito, mas muito ruim meeeesmo.

Se sucederam as 3 chamadas deste semestre e não fui chamada pra nenhuma, mas não desisti, me escrevi na lista de espera, que só pode colocar a primeira opção. A minha era Arquitetura e Urbanismo na PUCRS… CÊ JURA??? Olha o delírio em que me encontro, e com a pior nota, 574 de média, já posso morrê ??

Tá né, se passou os dias, e no dia do resultado entrei no site mas lá dizia que a Universidade entraria em contato se eu tivesse sido selecionada. No meu e-mail não tinha nada, cabou a chance deste ano né? Passei o resto do dia no Twitter porque é isso que eu sou no momento, blogueira, tuiteira e enviadora oficial de currículos via e-mail.

Cabou que no final da tarde chequei o e-mail de novo, só para garantir, e tinha lá um e-mail do prouni, na mesma hora pensei que era algo tipo “Não foi desta vez, tente na próxima”, mas não, era a PUCRS me puxando pela mão e dizendo “Vem minha querida, chegou a tua vez, chega de sofrer, vem ser feliz!”

Depois daí foi o início de um desespero.

 

2. O DESESPERO.

O desespero se inicia da seguinte maneira, você recebe a notícia, cê fica feliz, aí você lê direito o e-mail, daí você fica feliz de novo, então festeja um pouquinho, pula de felicidade, depois vai olhar a “listinha” de documentos que devem ser apresentados para você poder CONCORRER á bolsa. Assim inicia-se O DESESPERO.

Reunir toda a documentação de TODOS os teus familiares, isso inclui: RG, CPF, Carteira de Trabalho, extrato do FGTS, Extrato de possíveis contas bancárias, Histórico escolar do candidato, declarações de que não possui renda, de que não possui conta em banco, IPTU, IPVA, atestado de óbito, entre outros comprovantes que devem ser solicitados na Previdência Social.

No início do ano minha irmã também foi selecionada para uma bolsa de Psicologia na PUCRS, hoje ela já ta cursando e tal, então me ajudou um pouco com umas dicas. O início da coisa é tranquilo, você vai tirando cópia do que tem, e começa a achar que é fácil, então as dificuldades aparecem. Esquecendo de dizer que você tem uma semana para entregar a documentação completa na Universidade.

 

3. QUANDO ALGUMA COISA DÁ ERRADO.

No meu caso, foram duas coisas que deram errado, os documentos que eu precisava retirar na previdência social não podiam ser retirados sem uma procuração, mas foi bom ter ido lá pois a moça que me atendeu imprimiu uma procuração deles mesmo que não precisava ser autenticada em cartório. Sai da previdência quase chorando com medo de não conseguir os documentos á tempo, e isso era na quarta-feira, e eu tinha até sexta-feira para entregar tudo.

Resolvi ir na PUCRS, para ver se faltaria mais alguma coisa, pois eu não conseguia pensar por conta própria mais. Chega um momento em que cê já começa a não ter coerência nos pensamentos.

Lá o moço que me atendeu quis saber se minha mãe era a Virgem Maria. OI?

Porque meu pai não teve tempo de me registrar antes de partir do nosso mundo. Só registrou o meu irmão, sei lá, devia gostar mais dele do que de mim, ou eu sou adotada e não sei né ?

“Mas moço, eles não eram casados oficialmente”.

“Mas moço, eu sou a candidata, e ele nem me registrou, porque preciso comprovar que ele morreu?”

“Mas moço, eu num tenho o atestado de óbito dele não, faz mais de 20 anos que ele morreu”.

“´Mas moço…”

“Táááá, vou ver o que posso fazer, mas acho que eu não tenho.”

 

4. QUANDO VOCÊ PENSA QUE ACABOU.

A procura pelo atestado de óbito foi das mais loucas, porque eu tinha certeza de que eu não tinha esse maldito documento de papai, e minha mãe, ah minha querida mãe tem uma mania, sim, uma pequena mania de guardar tudo, mas assim, tudo é tipo TUDO. Então, em uma caixa eu encontrava entre documentos, contas de água, luz e telefone de décadas atrás, extratos bancários em branco pois com o tempo as letras vão sumindo, receitas de remédios, exames antigos, laudos médicos, recibos de eletrodomésticos que não existem mais, contra-cheque da era do cruzado e cruzeiro, contratos de trabalho, entre tele-sena, toto-bola e papa tudo de décadas em que acreditávamos em ganhar em alguma coisa. E veja bem, o Atestado de óbito estava no fundo da caixa, quando eu já estava perdendo as esperanças, eu encontrei!

E agora me explica, pufavô, porque minha mãe guarda essas coisas heim ? Por-que ?? PQP

Bom né, depois que e tudo estava razoavelmente encontrado, eu me tranquilizei. Na quinta-feira depois de buscar os meus papéis da previdência fui direto na PUCRS e achando que tava tudo na maior maravilha. ok?

É, ao meu ver estava, eu não precisava de nada mais, tudo que eu levei era válido, até que, a menina que me atendeu disse que precisa levar mais 3 contra-cheques do meu irmão, sendo que eu tinha levado três, e ela queria mais três, porque constava horas extras.

Definição de horas extras: Alguns minutos a mais que meu irmão ficou, o que não dava nem  2,00 R$.

É nesse momento que tu tem vontade de dar uma voadora na molhér, porque tipo, no dia anterior o cara que me atendeu olhou os mesmos documentos e nem falou nada, dai a mulher olhou e pediu mais três, porra, Cês se decidam aí pufavô, porque eu não to mais entendendo.

Tipo, eu já estava no cumulo do stress, não dormia, não comia direito há dias, fora o que eu estava gastando com passagens e eles me fazendo de boba? Não, decidi que entregaria assim mesmo, e daria uma de lua de cristal, e o que tiver que ser será. Não seria pela falta de um contra-cheque que me recusariam a bolsa, e sim pela minha nota lixo de 574. Vergonhosa. Mas antes de sair com ódio no olhar eu disse pra ela, você perdeu a sua vida minha irmã. Ah, tree. Mas sai de lá com ódio no coração.

5. ÓDIO NO CORAÇÃO.

Tipo, vai muito de quem te atende lá na hora da entrega dos documentos, o cara que me atendeu era legal, mas insistiu pra levar o atestado de óbito do meu pai, e quando eu entreguei pra guria ela nem deu bola para o atestado, e se encarnou nos contra-cheques. Fiquei muito irritada, porque já tava estressada, muito estressada com essa história.Nunca achei que fosse tão difícil comprovar que sô baixa renda viu gente.

O que me deixou pior era o fato de mesmo depois de tudo isso, eu ainda estar concorrendo com outros, ou seja, se os meus concorrentes tirarem uma nota melhor, conseguirem comprovar que são baixa renda, o meu esforço e stress não serviu pra nada ? É isso mesmo Evaristo ? É Dona Daiane, é.

6. GRAN FINALE.

Depois da entrega de documentos, ainda pode piorar a sensação de medo, pois a resposta só sai na semana seguinte, ou seja, eu, uma ansiosa crônica, que tenho chiliquinhos por qualquer motivo, ficar esperando sexta, sábado, domingo, segunda, terça… O resultado só sairia na quarta, ou na quinta.

Passei o final de semana inteiro, lembrava do resultado, um frio me subia pela espinha, e de terça pra quarta, quem disse que eu dormi ? Estava quase entrando em parafuso, tentando não pensar no pior, com medo de atrair energias negativas. Você pode achar que tudo isso é uma besteira, mas isso mudaria toda minha vida, e para melhor, é muito significativo para mim.

Então na quarta, antes mesmo de lavar o rosto eu já estava com o notebook no colo, dando F5 sem parar no site da PUCRS, ainda assim, o resultado não havia saído, tudo para intensificar meu stress e ansiedade.

Lá pelas 18:00 HS lá estava o resultado, me gelou até mesmo os pelinhos da orelha, então uma imensa lista me esperava para procurar a tal Daiane Pedroso, um nome tão curto, tão simples, tão comum… ´

E então, eu encontrei meu nome na lista, e gritei, e a minha amiga Kally que estava ao meu lado gritou, assim, daqueles gritos desesperadores, quase matando a mãe dela do coração, que se apavorou com nossos gritos e veio correndo ver o que aconteceu!!

Tremedeira, milhões de “Eu não acredito”, chororô, ligava pra um, ligava pra outro, assim eu fui contando minha façanha, minha nova realidade, estudante de Arquitetura da PUCRS,  I Like =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário