sábado, 12 de outubro de 2013

Compartilhando e ofendendo, junte-se ao clube!

Eu nunca, ou quase nunca falo sobre religião aqui no blog. Eu tenho na minha cabeça que esse assunto é muito delicado, e realmente, é. Porém, hoje eu vou me obrigar a comentar um fato que aconteceu comigo, que envolve isso, pois, não é a primeira vez que de alguma forma, eu ofendi uma pessoa, devido a sua religião.
religion-el-espírito-de-los-cínicos
Bom, vou primeiro falar aqui que eu não sou uma pessoa religiosa. Já fui, há muito tempo atrás. Passei por todas as fases da igreja católica. Batismo, catequese, crisma e inclusive, dei aula de catequese perseverança, que era ministrada no período de tempo que a criança ficava na idade entre a catequese e crisma, enfim, não vou explicar, pois foi muito pouco tempo que eu participei do grupo de professoras, não sei se continuam com esse sistema.
Além disso, conheci diversas religiões, já visitei algumas igrejas evangélicas, pentecostais, quadrangular. Também já visitei terreiros umbandistas. Também já fui, e ás vezes, ainda vou no centro espírita, que de certa forma, é, digamos, a religião que eu me identifico mais, porém, não sei se posso me considerar uma Kardecista, eu entendo pouco, eu frequento pouco, e eu não me dedico a conhecer a doutrina, não tenho muito interesse, não tenho tempo, e realmente, eu não gosto deste tipo de “compromisso” que se assume quando você passa a seguir uma religião. Por isso, prefiro considerar que eu não tenho religião, e espero que as pessoas respeitem isso.
Agora vamos retroceder cerca de uns 11 anos. Eu devia ter uns 14 ou menos, ou mais, sei lá, minha memória está péssima, mas enfim, foi na minha adolescência. Eu tinha uma melhor amiga, e nessa época eu era católica, fazia crisma, e essa minha melhor amiga era Testemunha de Jeová, e bom, tínhamos muitos conflitos, mas até então, nem eu sabia direito das minha convicções, porém, essa “amiga”, hoje uma adulta, como eu, continuou sua doutrina na religião.
Hoje, mal temos contato, inclusive, nem convidada para o casamento dela eu fui. Até entendo que não tenhamos mais contato e tal, mas volta e meia descubro que ela me excluiu do facebook, sim, já aconteceu duas vezes, sem eu saber o motivo, então, passa um tempo, ela me adiciona novamente. Até aí, ok, ela nunca falou o porque de ficar “ofendida” com alguma coisa do meu perfil, mas, imagino que deve ter sido algo que eu provavelmente tenha publicado, ou ter postado alguma coisa que ela não gostou.
Porém, veja bem, as pessoas estão muito radicais, se não gosta de algo que eu escrevi, compartilhei, ignora, e aceita que as pessoas são diferentes e tem opiniões diferentes das suas, outra, não gosta de ver o feed de notícias do meu perfil, cancela o feed, simples, problema resolvido.
Então, hoje eu compartilhei o status da Bruna Abreu, figura conhecida no twitter, o status era exatamente o seguinte “Eu não gosto que ninguém sente do meu lado no ônibus. Mas se o ônibus tá enchendo e ninguém senta eu já acho que deve tá escrito HERPES/ CRACK/ FRIEIRA/ CATAPORA/ TESTEMUNHA DE JEOVÁ na minha testa”.
Logicamente, isso é uma piada. Porém, a “amiga” se ofendeu e comentou “Que preconceituoso”.
E claro, me excluiu novamente do facebook.
Olha, nós sabemos bem o quanto as pessoas que fazem visitas inesperadas para pregar a palavra de deus na nossa casa é desagradável, eu acho super, e sim, na maioria das vezes são Testemunhas de Jeová que fazem essa visita desagradável, eu muitas vezes fingi não estar em casa pra não ter que atender. Particularmente acho chato falar sobre religião, já tenho a minha opinião formada sobre não seguir nenhuma, e sim, eu respeito quem siga, mas não quero me sentir obrigada a ouvir o discurso que algumas religiões fazem para levar mais fiéis para a igreja, para converter os irmãos. Isso não é preconceito, eu apenas não gosto das visitas feitas, das mesmas conversas e convites para ir aos cultos, é chato, vai contra o que eu acredito. As pessoas tem que ir por vontade própria, e não porque bateram na minha porta me convidando.
Então, a fama que os Testemunhas de Jeová tem é essa, e acredito que esse post não é preconceituoso. As pessoas não sabem aceitar a diversidade, se eu penso diferente de você, aceite, porque olha, vai ser muito difícil conviver em um mundo que há milhões, bilhões de pessoas, e velho, vou te dizer uma coisa super importante, cada um tem a sua opinião.
1383730_625158560874792_1608089457_n
Pode parecer algo tão simples e tão clichê de se dizer, mas cada pessoa pensa diferente, ninguém tem a mesma opinião, os mesmos gostos… E se você não aceitar algumas coisas, vai ser difícil se relacionar com o mundo. É muita intransigência da pessoa se ofender com esse compartilhamento.
Enfim, essa pessoa, agora, não vai mais poder me adicionar novamente no facebook quando a mágoa dela passar, pois ela está bloqueada. Sim, quem age com intransigência, leva intransigência. I’m sorry, queridjinha, mas você pediu, né?
Well, esse é apenas um dos assuntos chatos para falar, próximo post a coisa será séria, quero que leiam sem julgamentos.
Beijos e hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário