quarta-feira, 26 de março de 2014

Eu tenho HPV–Parte II–Fiz a cirurgia, E AGORA?

Bom, confesso a todos que me surpreendi com a quantidade de e-mails e comentários que recebi aqui no primeiro post sobre o HPV, e isso, de certa forma me assustou. Me assustou porque é cada história impressionante, e cada uma dessas histórias me doía o peito um pouquinho, pois eram pessoas desesperadas por alguma ajuda, alguma resposta, e eu muitas vezes não tinha, e sinceramente, não tenho a resposta que vocês querem escutar, ou não sei responder a algumas perguntas.
O HPV é um vírus que se manifesta de várias formas, e existem uma infinidade de tipos de HPV. Tem o tipo que causa verrugas, tem o tipo que desenvolve a célula do câncer, e tem muitos outros desconhecidos por mim e pela maioria da população. É algo impossível de imaginar, mas cada relato que recebi, nenhum era igual ao outro, e isso foi o que mais me assustou, porque eram diferentes, e eu nunca tinha ouvido falar, assim como, não sabia o que responder.
Eu só queria poder ajudar mais vocês, mas o que eu sempre digo é: procure um médico, procure opiniões de outros médicos. Eu mesma, por exemplo, não encontro as respostas no consultório da minha ginecologista, quem me ajuda mesmo é a minha psiquiatra, que auxilia a entender algumas coisas, pois eu sei bem que é difícil a comunicação de médico da rede pública, é um caos, de verdade.
Pois bem, eu não escrevi um post logo após a cirurgia (5 fevereiro) porque além de estar cheia de coisas para fazer com a nova mudança de faculdade, eu queria esperar até me recuperar completamente, e até a minha consulta com a médica, que foi dia 25 de março. Me desculpem ficar tanto tempo sem notícias sobre esse assunto, me desculpem os e-mails respondidos semanas depois, mas eu realmente estava passando por momentos que eu não desejo a ninguém. Não sei se quem chegou ao meu blog procurando sobre o HPV sabe, mas eu sou uma depressiva em tratamento, então, eu tenho altos e MUITOS baixos durante o tratamento com a psiquiatra e com antidepressivos, isso as vezes me deixa um pouco inerte e eu não sinto vontade de fazer nada, de ver ninguém, de me comunicar com ninguém, então, me desculpem a falta de respostas, mas, agora eu estou super recuperada e muito bem, então, vamos as novidades.
No dia da cirurgia eu mal consegui dormir, fomos eu e minha mãe para o hospital ás 5:40 da madrugada. Chegamos lá por volta das 6 horas, a cirurgia estava marcada para as 7:00 da manhã, foi uma longa espera, pois só fui entrar no bloco cirúrgico ás 8:30. Tudo que eu queria mesmo era que meu celular tivesse bateria para eu fotografar o meu modelito bloco cirúrgico: touca, e aquele avental que deixa a bunda de fora. Queria tanto ter o registro daquele momento, pode parecer bizarro, mas eu tento levar tudo no maior humor, pois, né? Se não podemos mudar a situação, então vamos rir dela.
Ao entrar no bloco cirúrgico, a situação era nervosismo total, eu só queria poder sair correndo de lá, mas já começaram a abrir minhas pernas, colar aqueles negocinhos de medir os batimentos cardíacos no meu peito, e colocar soro na minha veia. E veio o anestesista me dar o remedinho do apagão, tão bonito o moço, porém nem deu tempo de pedi-lo em casamento, eu apaguei antes que pudesse fazer o pedido.
Acordei, primeiras palavras: Dor. Queria meu celular. Tô com fome.
Sim, a pessoa acorda de uma cirurgia e entre as primeiras palavras está o celular e comida. Foda a vida da pessoa virtual.
Pelo que eu vi a cirurgia não demorou muito, quando acordei, no relógio da sala de recuperação era 9:30 da manhã. A dor, no início incomodou um pouco pois eles colocaram um tampão (uma atadura enroladinha) na minha er.. vagina. Sim, desagradável. Senti cólica e uma ardência nas paredes da vagina, mas nada absurdo de : OH QUE DOR EU VOU MORRER. Não, algo totalmente suportável.
Saí do hospital acompanhada pela minha mãe as 13:45 da tarde, pois, antes de receber a alta eu tinha que comer a sopinha deles (meu deus, cadê o sal dessa comida e eca, tem frango aqui) e fazer xixi. São os procedimentos do hospital que a pessoa coma e faça xixi antes de sair por conta da anestesia.
Fui para a minha casa e dormi, dormi, dormi all day! Até a noite, que era hora de que? de que? de que?
Tirar o tampão vaginal. SIIIM, você vai pra casa com o tampão, mas eles pedem que você o retire á noite. Rá, me fudi.
Gente, e medo de tirar o tampão e vir um rio de sangue ou pedaços do meu útero? E eu fui puxando o tampão, puxando, puxando, puxando, devia ter uns dois metros aquele troço, não acabava nunca. Até que consegui tirar tudo e pera, tô meio tonta, tô meio mole… Baixou a pressão de tanto medo que eu fiquei tirando aquele troço que quase desmaio. Não saiu um rio de sangue, aliás, não saiu sangue, só senti um pouco mais de dor, que logo passou também.
Fora isso, tudo ok.
Recuperação normal, tudo normal. Nas primeiras semanas corria um líquido mesmo, acho que normal da cirurgia, e depois tudo normal. Absolutamente tudo ok, já até tive relações depois dos 30 dias recomendados e tudo absolutamente normal.
Considerações:
1) Fiz um procedimento chamado conização que consiste em retirar a área onde se encontra a lesão pré-cancerígena, com uma margem de segurança, para que não volte a lesão. O material retirado vai para um processo de análise, e neste processo se descobre se existe a a necessidade de mais algum procedimento a ser realizado ou não. Digamos que é uma biópsia bem mais aprofundada.
2) Espero que todos tenham assistido a matéria no Fantástico sobre o HPV, é um pouco mais informativa sobre a doença, mas eu esperava um pouco mais sobre a matéria, caso não tenham assistido, deixo aqui o link para assistirem. Queria muito que o Brasil focasse em uma campanha forte alertando sobre o HPV e sobre como a contaminação é comum, alertando mais ainda para a realização anual do exame preventivo, por favor, queria muito que isso fosse amplamente divulgado pelo governo federal.
3) Uma das leitoras me passou o link de um fórum onde discutem sobre o assunto, lá os participantes podem ser anônimos e relatam as suas histórias, se informam mais sobre o assunto, debatem sobre a doença e conseguem apoio para lutar contra esses sentimentos de tristeza que muitas vezes nos acomete, deixo aqui link.
A consulta após a cirurgia (25 de março):
Bom, eu crente que a médica iria me examinar da cabeça aos pés pra ver se estava tudo certo no local onde foi feita a conização. Necadipitibiriba. Ela apenas disse que a conização tinha sido ok, mal leu o resultado da análise pra mim e fuém. Isso aí mesmo. Te vejo em agosto para o acompanhamento. Tchau. E eu ????? Comassim???
Então perguntei sobre a vacina, se tendo feito a cirurgia eu poderia fazer a vacina mesmo não estando na idade indicada. Eis que a resposta é mais dolorosa que todo o processo que passei: MAS TU JÁ TEM O HPV, A VACINA É PARA QUEM AINDA NÃO TEM.
E eu fiquei ????????????????????
Então, é isso, a lesão foi retirada, porém, o vírus do HPV sempre vai existir no meu organismo, por isso a cada seis meses eu tenho que fazer uma colposcopia e o exame preventivo para ver a situação das minhas células, pois há sempre a chance de eu voltar a ter NIC em qualquer estágio. Ou seja. Não tem cura para o vírus. O que tem é uma prevenção para não desenvolver câncer, verrugas e outros indicativos do HPV.
Essa notícia não é a melhor coisa que eu soube sobre a doença, me entristece que eu passe a vida inteira tendo que controlar para não ter outras lesões, para não desenvolver câncer, porém, será uma coisa que eu vou ter que lidar, e não é culpa minha, não é culpa da pessoa que eu contraí o vírus, a culpa é da falta de informação, é necessário muita instrução para que possamos futuramente não ter esse tipo de doença. Agora cabe a nós fazermos a nossa parte em divulgar e alertar sobre os riscos de não fazer anualmente o exame preventivo, sobre a vacina para as adolescentes, sobre tudo o que puder ajudar para evitar isso no futuro de outras pessoas.
É esse o meu recado para todos.  Em breve estou de volta com assuntos mais leves. Sempre que tiverem alguma dúvida ou problema me enviem e-mail (daianepdroso@gmail.com) eu respondo sempre, posso demorar, mas respondo! Caso não tenha respondido alguém me manda outro e-mail lembrando de responder (ás vezes eu esqueço).

Beijos, abraço e força pra lutar contra o HPV =*
We_Can_Do_It!